quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Pref. Leônidas Macedo Filho - Principais Realizações

ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO LEÔNIDAS MACEDO FILHO BIÊNIO 1.971 / 1.972 para capina e limpeza das ruas.
Como era costume na época, a Prefeitura foi recebida com muitas dívidas vencidas, vincendas, sem crédito e praticamente sem condições de funcionamento.

Não existia disponibilidade de:

• Veículo para locomoção do Prefeito, que necessitava utilizar o automóvel próprio; ônibus ou de aluguel;

• Nenhum saldo em caixa ou crédito no comércio;

• Enxadas e vassouras para capina e limpeza das ruas.

Para iniciar os serviços mais urgentes de capina e limpeza das ruas foi necessária a aquisição a prazo de uma caixa de enxadas e de vassouras com o aval pessoal do prefeito. Haja vista, que as ruas, especialmente as sem calçamento, bem como as estradas vicinais estavam tomadas pelo mato, em péssimo estado de conservação e simplesmente intransitáveis.

Dado ao reduzido tempo do mandato, combinado com a pequena receita e falta de estrutura da época, optou-se por fazer uma administração simples, porém dinâmica, eficiente e que atendente aos anseios básicos, imediatos e possíveis da população.

Assim não foram iniciadas e realizadas grandes obras, que não se poderia concluir durante o mandato, comprometido o caixa, o orçamento além da receita e legado grandes e pesadas dívidas aos sucessores;

O programa de administração, bem como o que se comprometia e tencionava realizar e felizmente satisfatoriamente realizou-se a contento, foi previamente planejado e inserido no orçamento do município;

As principais realizações do prefeito Leônidas Macedo foram:

1 – Aquisição de uma Moto Niveladora usada do DER, mas revisada e em bom estado de conservação, para iniciar os serviços de recuperação e manutenção das estradas municipais;

2 – Construção e inauguração de uma ponte de madeira sobre o rio Santa Tereza, que estava caída há trinta anos e era uma grande aspiração, especialmente dos fazendeiros daquela região. A importante obra voltou a ligar diretamente, encurtou a distancia entre as cidades, recuperou a freqüência e movimento comercial dos Pratinhenses em Campos Altos;

3 – Construção e inauguração de Escola Rural na região da fazenda Califórnia de propriedade do Sr. Osvaldo Alves de Araújo;

4 – Construção e inauguração de uma Escola Rural na Estação de Uruburetama;

5 – Reforma de todas as demais Escolas Rurais do município;

6 - Realização de convênio inicial com o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) para alfabetização de adultos, bem como a disponibilização de estrutura logística, que permitiu cumprir satisfatoriamente os objetivos do programa em C. Altos;

7 – Conclusão da construção do prédio, denominação e inauguração do Posto de Saúde Dr. Luiz de Souza Coelho;

8 – Reforma do então pavilhão da Delegacia de Polícia e cadeia pública, que funcionavam em prédio particular alugado;

9 – Obtenção junto ao Governo do Estado de equipamento de comunicação via rádio para a Delegacia de Polícia local;

10 – Construção, estruturação e inauguração do matadouro Municipal, que era o grande desafio para o Prefeito e premente carência da comunidade. Uma vez que até então os bovinos, muitas vezes doentes e impróprios para o consumo humano, eram abatidos pelos próprios açougueiros nas ruas e até nas proximidades do cemitério municipal. Além do que não havia nenhum controle público, higiene e fiscalização sanitária;

11 – Aquisição à vista, bem como a reforma e inauguração do Estádio de Futebol Municipal, que era propriedade particular e grande aspiração dos esportistas Campos-Altenses;

12 – Obtenção formal junto ao Sr. Geraldo Guimarães, então titular concessionário local do serviço de Força e Luz, da liberação da concessão e do tempo restante que ainda dispunha;

13 – Cumprimento das primeiras etapas do processo, bem como a formalização do pedido, até então nunca efetuado, à CEMIG para instalar e explorar o serviço de energia elétrica em C. Altos. O que na época era o maior anseio e necessidade da população;

14 – Gestões políticas junto aos governos do estado e da união, que obteve através do Estado Maior das Forças Armadas – EMFA, a promessa de cessão de recursos da Eletrobrás para custear a instalação da CEMIG em C. Altos. Em atenção ao pedido do prefeito de C. Altos, que também era militar e havia integrado a FEB na II Guerra, o General Ministro Chefe do EMFA obteve do presidente da Eletrobrás o compromisso de reunir os recursos das sobras de títulos e os disponibilizar como efetivamente o foram à presidência da Cemig. Entretanto como o mandato do prefeito já estava no final não houve tempo para continuar ou cumprir os trâmites do processo. Este certamente teria sido concluído e a Cemig instalada sem pesados ônus para o município, caso houvesse mais tempo ou se o mandato houvesse sido de quatro anos. O prefeito sucessor, no entanto optou por outro caminho e com muito mérito obteve de outras fontes os recursos necessários, bem como a instalação da CEMIG. A inauguração ocorreu festivamente em dezembro de 1976 no final do mandato dele.

15 - Obtenção junto ao Governo do Estado de verba e recursos para aquisição de Conjunto Gerador Elétrico à Diesel novo, para auxiliar no suprimento de energia elétrica da cidade, até que fosse obtida a implementação definitiva e disponibilização dos serviços pela CEMIG;

16 – Aquisição de Pá Carregadeira e de Caminhão Basculante novos, até então inéditos na prefeitura local, para realização dos necessários serviços nas estradas municipais, que nunca haviam sido realizados;

17 – Aquisição à vista, de 1 camioneta C-10 nova, para os serviços de entrega de carnes do Matadouro Municipal e locomoção do prefeito;

18 – Realização de convênio, implementação e disponibilização do Escritório local da ACAR (Atual Emater), para assistência aos produtores rurais;

19 - Criação da Bandeira oficial do município de Campos Altos;

21 - Criação, credenciamento dos professores, instalação, manutenção e entrega em pleno funcionamento ao administrador seguinte da Fundação Municipal do Ensino Médio de Campos Altos, que ministrou e formou com muito sucesso uma turma do curso cientifico;

22 – Realização da planta cadastral e a primeira com plano de expansão da cidade;

23 – Auxilio para reconstrução do piso da quadra da Praça de Esportes Euzébio;

24 – Calçamento em torno de 10.000 m2 de ruas da cidade com pedras poliédricas;

25 - Criação, aquisição dos instrumentos, implementação e disponibilização da Fanfarra Municipal;

26 – Aquisição dos Livros, estruturação, instalação e inauguração da Biblioteca Pública Municipal, que havia sido legalmente criada na administração anterior;

27 – Reativação do Serviço de Coleta de Lixo na cidade, que há anos havia sido paralisado, porém, desta vez em caminhão em substituição à carroça com tração animal;

28 – Construção e calçamento da Praça Estacionamento da Santa Casa de Misericórdia de Campos Altos;

29 – Auxilio e apoio logístico para reforma do telhado do antigo Pavilhão Hospitalar e construção dos consultórios onde no presente é o Pronto Atendimento;

30 – Obtenção junto ao ECT da criação da função e disponibilização do serviço, até então inexistente, de Carteiros e auxiliar para entrega de cartas dos Correios;

31 – Obtenção, até então inédita, da aprovação, sem quaisquer emendas do legislativo, de todos ou de 100% dos projetos apresentados pelo executivo na Câmara Municipal;

32 – Obtenção junto ao Comando da Polícia Militar da duplicação do efetivo até então existente e elevação do comando do destacamento policial local de Cabo para Sargento;

33 – Reestruturação administrativa e adequação das capacitações aos cargos e funções dos servidores da Prefeitura Municipal, sem, no entanto admitir ou demitir nenhum servidor;

34 – Pagamento de todas as dívidas contraídas pela gestão anterior, renovação do crédito no comércio local, que pela primeira vez na história da cidade passou a receber em dia e à alguns fornecedores regulares, até mesmo de forma adiantado;

35 – Obtenção da não justificada elevação do preço da carne junto aos açougueiros locais, mediante ameaça de cassação do alvará e oferta a preço de custo da mesma pela própria Prefeitura;

36 – Afastamento e aposentadoria dos dois primeiros servidores da Prefeitura, (Srs. Severino e ) que estavam incapacitados fisicamente para o trabalho;

37 – Aprovação das contas com louvor e sem restrições tanto pela Câmara Municipal como pelo Tribunal de Contas;

Por fim, felizmente e com o apoio de todos, conseguiu-se realizar significativas ações em benefício da comunidade, atingir os objetivos almejados, atender a maioria das expectativas e sair em paz com todos os munícipes.

A Prefeitura foi muito bem organizada e estruturada em todos os níveis, o que possibilitou e facilitou a administração do sucessor. Ao contrário da praxe usual até então, além de não deixar nenhuma dívida vencida, foi sim passado saldo positivo em caixa. Além do que foi antecipado ou cumprido o pagamento adiantado um mês do vencimento dos servidores municipais.

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